Return to site

Campanha #Rio2017 segue até o dia 100 das novas gestões

Rede de parceiros vai buscar canais de cooperação e diálogo com equipes técnicas, vereadores e prefeitos no municípios da metrópole

A primeira etapa das eleições municipais passou, mas a Campanha #Rio2017 segue na defesa de uma agenda pública voltada à construção de uma cidade mais justa, democrática e sustentável. Na última semana, parceiros de toda a metrópole se reuniram para fazer um balanço das atividades e pensar os passos para frente.

Seis municípios da região metropolitana ainda terão segundo turno: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Niterói e São Gonçalo. Mila Lo Bianco, assessora de relacionamento institucional e responsável pelo diálogo com as candidaturas acredita que o momento ainda é favorável à conquista de adesões de eleitos e de quem ainda está concorrendo. "Vamos continuar apresentando as propostas da Campanha em busca do compromisso daqueles que queiram construir mandatos transparentes e participativos" disse ela após apresentar o balanço das assinaturas. Dos 97 signatários da campanha #Rio2017, quatro candidatos a prefeito foram para o 2o turno: Marcelo Freixo (PSOL), na capital, Rodrigo Neves (PV) e Felipe Peixoto (PSB), em Niterói, e Rogério Lisboa (PR) em Nova Iguaçu. Em relação aos vereadores, cinco candidatos foram eleitos para o legislativo: Marielle Franco (PSOL) e David Miranda (PSOL) no Rio de Janeiro e Leonardo Giordano (PCdoB), Paulo Eduardo Gomes (PSOL) e Talíria Petrone Soares (PSOL) em Niterói.

Márcia Mônaco, da Agenda 21, acredita que a articulação com a rede de parceiros da Campanha #Rio2017 "foi importante para fortalecer o fórum realizado em Guapimirim". O diálogo com candidatos a prefeito da cidade aconteceu no último dia 21 e contou com apresentação do documento da Agenda Rio 2017 e assinatura de compromissos. Niterói, Duque de Caxias e Rio Bonito também tiveram espaços para encontro entre a sociedade civil e os pleiteantes a prefeito.

O esforço de levar essa pauta não termina no segundo turno. Os parceiros da #Rio2017 começaram na última reunião a desenhar ações que permitam abrir e ampliar canais de diálogo com as equipes de governo que assumem na próxima gestão. Está prevista a realização de oficinas com vereadores, membros das equipes técnicas e prefeitos eleitos. A ideia é apresentar propostas e soluções dos parceiros da rede para avanços na redução de desigualdades, aprofundamento democrático e desenvolvimento sustentável na escala metropolitana.

A Campanha terá como marco de encerramento o dia 100 do novo ciclo de governo 2017-2020, momento em que a rede passa a focar em iniciativas de monitoramento das gestões em exercício. A estratégia de acompanhamento vai ter como base os planos de metas nos municípios, decisões relacionadas a orçamento e indicadores de qualidade de vida e provisão de serviços públicos. "Todas essas iniciativas serão aprofundadas no 8°Fórum Rio em Niterói, no dia 26 de novembro. O tema transversal do encontro será o processo de transição das prefeituras, assim como a participação, a transparência e o controle social nas novas gestões" conta Henrique Silveira, coordenador executivo da Casa Fluminense.

Confira os melhores momentos da Campanha #Rio2017